Notícias

PREFEITO TONINHO TRANSFORMA COMUNIDADE DE CABACEIRA COM AS INAUGURAÇÕES DE ESCOLA, CALÇAMENTO E POSTO DE SAÚDE COM AMBULÂNCIA.

Data de Publicação: 24/09/2018

Ações do poder público municipal têm promovido uma transformação no povoado Cabaceira, zona rural do município de Caridade do Piauí, distante cerca de 22 km da sede. Obras de impacto social foram realizadas na comunidade, levando importantes benefícios à população da região.

O último sábado, dia 22 de setembro, foi um dia de festa para os moradores. O prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho, como é conhecido, visitou a comunidade acompanhado da equipe de governo e entregou oficialmente a reforma e ampliação do posto de saúde, a nova escola modelo e a pavimentação das ruas, ações que, além de promoverem melhorias na qualidade de vida e o bem estar da população, deram cara nova à comunidade.

A programação inaugural iniciou no Posto de Saúde Geraldo Raimundo Nonato, com a oferta de diversos serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, orientação sobre a saúde bucal com aplicação de flúor e entrega de kit de higiene bucal, palestra sobre a campanha de Setembro Amarelo, de prevenção e combate ao suicídio, bem como, atividades lúdicas e socioeducativas com crianças.

A Unidade de Saúde foi reformada e ampliada, melhorando as condições de acolhimento aos profissionais e pacientes. O espaço conta com consultórios médico, odontológico e de enfermagem, farmácia básica, salas de observação, de procedimentos e de coletas. “A reforma e ampliação foi feita com recursos próprios, um esforço nosso para dar comodidade e receptividade as pessoas que procuram os serviços de saúde.”, disse o prefeito.

Outra importante iniciativa do prefeito Toninho e da primeira dama e secretária de Saúde, Tatiana Danuse, foi a destinação de uma ambulância para a referida Unidade. O veículo modelo camionete S10, que já fazia parte da frota do município, passou manutenção e foi oportunamente entregue pelo prefeito, ficando à disposição da comunidade, melhorando o atendimento com o transporte adequado. Além dos moradores de Cabaceira, a UBS vai atender, também, a população das comunidades Tacanício, Caldeirão, Baixio do São Francisco, Belo Monte e Campestre.

A UBS funcionará de segunda a sexta-feira, com atendimento técnico de enfermagem; com atendimentos médico semanalmente na sexta-feira, e a cada 15 dias  terá atendimento odontológico. O prefeito destacou a equipagem da farmácia básica. “É uma novidade. Aqui nunca houve esse serviço. Para ter acesso a esses medicamentos, as pessoas tinham que percorrer 44 quilômetros de ida e volta até sede. Hoje terão aqui na própria comunidade, mais perto de casa”, disse.

Em seguida, o prefeito Toninho, ladeado da equipe de governo, vereadores e de populares, inaugurou a pavimentação de ruas do povoado. Ao todo, foram construídos 2,5 mil metros quadrados, um investimento de R$ 242 mil, recursos oriundos de uma emenda parlamentar do senador Ciro Nogueira, através de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Codevasf. “Essa é mais uma grande obra que a nossa gestão trouxe até essa comunidade e que vai proporcionar muitos benefícios, melhorando, por exemplo, a trafegabilidade de veículos e pedestres”.

Após dar por inaugurada a rua pavimentada, o prefeito e toda a comitiva caminharam sobre o calçamento, seguidos pela Banda Marcial Antônio José Lopes, até em frente à escola modelo, que também foi entregue à comunidade escolar.

Construída dentro dos padrões do Ministério da Educação, a escola modelo é ampla e moderna e dispõe de quatro espaços – o bloco com seis salas de aula, bloco administrativo, com diretoria, secretaria e sala de professores, o bloco de copa e cozinha, além de uma área de recreação.

A conclusão da obra é fruto da intervenção da atual gestão. “Quando assumimos o município a obra estava com recursos bloqueados por conta de problemas técnicos. Fui a Brasília e depois de muita articulação conseguimos desbloquear os recursos e retomar os trabalhos. Nos esforçamos muito para que essa escola fosse concluída e não se tornasse uma obra abandonada, sem utilidade. Hoje, com muita alegria, estamos entregando essa grande estrutura, que vai beneficiar a população de toda essa região com um espaço adequado para acolher a comunidade escolar, os professores e mais de 300 alunos”, disse.

Em entrevista, O prefeito Toninho falou da alegria de poder estar contribuindo com o desenvolvimento do município e da comunidade Cabaceira. “Aqui estão sendo atendidas as prioridades dos moradores. São reivindicações antigas que nós, com apenas um ano de oito meses de gestão, conseguimos atender e realizar esse grande sonho da comunidade. Nossa gestão tem trabalhado em busca de resultados.”, pontuou.

As melhorias feitas pelo poder público trazem melhorias para os moradores e são comemoradas por quem tem sua vida melhorada. A aposentada Elvira Joana de Araújo, de 63 anos, é um exemplo disso. Ela, que sempre residiu na localidade Cabaceira, afirmou estar feliz com o desenvolvimento da comunidade. “É um prazer e uma grande alegria para nós que moramos aqui receber essas obras. Agora a gente tem atendimento médico melhor, remédio de graça na farmácia básica, tudo perto de casa. Sem falar nessa escola tão bonita e o calçamento que já diminuiu a poeira.”, disse, agradecendo à gestão municipal.  “Que abençoe o nosso prefeito Toninho, que foi uns dos melhores que entrou aqui. Ele sim olhou pra nós aqui de Cabaceira.”, pontuou.

O secretário de Educação, Aldo Cesar, destacou, em seu discurso, a prioridade dada pelo prefeito Antoniel de Sousa Silva à educação. “A nossa gratidão ao prefeito Toninho por ser tão dedicado em buscar melhorias para nós, munícipes. A conclusão dessa escola exigiu muito da gestão. Sei porque acompanhei com você as dificuldades que aqui foram enfrentadas para que hoje pudéssemos estar entregando a comunidade essa obra de grande importância.”, disse, salientando a importância da infraestrutura para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. “Sabemos que nossos professores são qualificados, mas todo profissional precisa e merece uma estrutura uma estrutura adequada para que possa realizar um trabalho de qualidade.”, pontuou.

O gestor da pasta da Educação finalizou sua fala agradecendo ao prefeito Toninho. “Eu, em nome da Secretaria de Educação,  de todos os funcionários, pais e alunos de Cabaceira e região, agradecemos seu empenho.  Que Deus nos abençoe e ao nosso prefeito para que ele continue trazendo mas benfeitorias para a Caridade do Piauí”.

Após as inaugurações, houve uma festa na nova rua, um momento de confraternização, quando os moradores das comunidades beneficiadas puderam comemorar a chegada dos benefícios.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.575/0001-28

  • RUA JOSÉ ANTÔNIO LOPES, 127 - Bairro: CENTRO - CEP: 64590000 - CARIDADE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3464-0125
  • E-mail: prefeito@caridade.pi.gov.br