Notícias

CARIDADE DO PIAUÍ REALIZA 4ª CONFERÊNCIA E DISCUTE METAS DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Data de Publicação: 28/01/2022

O município de Caridade do Piauí, realizou nesta quinta-feira (27), a 4ª Conferência Municipal de Educação, que debateu o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, o evento aconteceu durante todo o dia, na Escola Antônio dos Santos, e reuniu representantes do poder público municipal, trabalhadores da educação, alunos e a sociedade civil, em um espaço democrático de discussão de metas do Plano Municipal de Educação.

Autoridades como o secretário de Administração Leandro Paiva, que representou o prefeito Toninho, o secretário de educação, Aldo César, o presidente da Câmara, Janael Francisco, o supervisor de ensino, João Bosco de Sousa Reis, o presidente do sindicato dos professores, Jacó Luiz Damasceno, e Marcelo Policarpo, representante dos gestores, estiveram presentes.

A abertura do evento foi realizada pela professora Maria do Socorro Alves, que conduziu a composição da mesa e em seguida convidou todos os presentes para um momento de oração, e em seguida, a conferência contou uma apresentação cultural realizada pela Banda Marcial José Antônio Lopes.

Na solenidade de abertura, o secretário Aldo César, disse que as discussões realizadas na conferência, trazem contribuições para a melhoria da educação. “A cada 4 anos faz-se essa conferência para que a gente trace um norte da nossa educação. Sabemos quantas coisas conquistamos graças a essa democratização da educação, como o piso salarial, acesso a educação inclusiva […], por isso a importância de estudar e discutir com atenção os temas propostos nos eixos desta conferência, pois ambos tem contribuições importantíssimas e até urgentes, para todos nós que fazemos a educação. É aqui que são apresentadas emendas a serem votadas na etapa estadual e nacional”.

O gestor da educação municipal ainda disse que o momento de construção coletiva é essencial para elaboração de metas. “Educação se pensa e faz coletivamente, e aqui nós temos representantes de vários segmentos da sociedade civil organizada, sendo este o momento ideal para traçarmos propostas e metas para serem alcançadas futuramente e assim contribuirmos para uma educação de qualidade, como sugere o tema desta conferência. Peço a Deus sabedoria a todos nós que fazemos a educação brasileira, e em especial, a de Caridade do Piauí. Desejo a todos um dia de trabalho produtivo e que daqui possam sair ideias que venham melhorar o conjunto de fatores que regem a educação do nosso município”.

O secretário de Administração, Leandro Paiva, disse que o momento de discussão é de grande relevância para a educação. “Essa conferência é de suma importância e a presença de cada um de vocês é essencial, pois daqui surgirão benefícios em prol da classe de vocês. Aproveitem, discutam e aprimorem cada dia mais o conhecimento de vocês para que a educação continue se desenvolvendo. Vocês professores é que vão formar nossas crianças e jovens, por isso é preciso qualificação e qualidade para que tenhamos bons profissionais futuramente. Agradeço a cada um pela oportunidade”.

O presidente da Câmara, Janael Francisco, o Xula, também destacou a importância do evento. “Esse é um momento muito bom para vocês professores analisarem os temas discutidos na conferência e contribuírem com propostas para melhorias. Quero dizer que a Educação de Caridade está de parabéns por tudo que vem fazendo e que essa é uma oportunidade de buscar ainda mais melhorias. Agradeço a todos que estão presentes e obrigado pelo convite”.

Logo após os pronunciamentos, teve início a palestra Magna da conferência, ministrada pela conferencista Erineide Lima, que iniciou sua apresentação com uma dinâmica sobre olhar o outro e enxergar como ele está, seguido da reflexão da música oração de São Francisco.

Em seguida, Erineide Lima abordou o tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, explicando também sobre a finalidade da CONAE 2022.

Após a palestra e um momento de intervalo, os participantes se dividiram em grupos para discutir os eixos temáticos da Conferência : O PNE 2024-2034 avaliação das diretrizes e metas; uma escola para o futuro: tecnologia e conectividade a serviço da Educação; e criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

Os resultados das discussões foram apresentados por cada grupo na plenária final e em seguida a conferência foi encerrada com a escolha dos delegados que irão representar o município na etapa estadual da Conferência de Educação.

Foram eleitos como delegados: Aldo César da Silva, Nerivaldo Braz de Carvalho, Auristela de Carvalho Lima e Maria Simone de Carvalho.



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.575/0001-28

  • RUA JOSÉ ANTÔNIO LOPES, 127 - Bairro: CENTRO - CEP: 64590000 - CARIDADE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3464-0125
  • E-mail: prefeito@caridade.pi.gov.br