Notícias

CARIDADE | CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DISCUTE RECONSTRUÇÃO DO SUAS; POPULAÇÃO APRESENTA PROPOSTAS

Data de Publicação: 09/08/2023

O município de Caridade do Piauí realizou, na tarde desta terça-feira, 8 de agosto, a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social.

Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social, a Conferência aconteceu no galpão do Mercado Público Municipal Aristeu Nelson Rodrigues.

O evento contou com a participação de autoridades locais como o vice-prefeito Miguel de Sousa (Nalvinho); os vereadores Primo, Bilú e Luzineide; a assistente social Kátia Martins; a conferencista Ana Gardênia Lopes, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdey Carvalho; Débora Sousa, Articuladora do Selo UNICEF; além de representantes da sociedade civil organizada.

Dentre os objetivos, avaliar a política de assistência social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na cerimônia de abertura, foram realizadas apresentações culturais, uma coreografia pelas crianças do grupo Geração Cidadã, que fazem parte do Serviço de Convivência, e a leitura de um poema de autoria da poetisa Fabrícia Silva, lido pelas crianças do NUCA.

Também foi lido e aprovado do Regimento Interno da Conferência, e psicóloga Gilka Mary fez a apresentação do Observatório Social 2022 e primeiro semestre de 2023 do município.

Em seguida, foi realizada a palestra magna da Conferência, ministrada pela assistente social Ana Gardênia Lopes, que abordou a temática central da Conferência – “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, bem como os cinco eixos temáticos: financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, beneficio e transferência de renda.

Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para debater sobre os eixos e elaboração de propostas para a melhoria das políticas da assistência social e reconstrução do SUAS.

As propostas elaboradas em grupo foram compartilhadas na plenária final e aprovadas pelos participantes para que sejam encaminhadas para a etapa estadual da Conferência de Assistência Social.

Também foram escolhidos os delegados, ou seja, aqueles que vão participar da etapa estadual representando o município de Caridade do Piauí.

Os delegados escolhidos foram Maria Silva e Joaquim Tavares, representante o poder público; Cleonice Silva e Maciel Carvalho, representando os usuários; Cleidivan Araújo e Renato Paiva, representando os trabalhadores da assistência social.

Em entrevista, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Valdey Carvalho, destacou a importância da realização da Conferência como um espaço de participação popular.

“A Conferência Municipal, sempre que realizada, é um marco para nós que somos trabalhadores, mas, também, para os usuários e para toda a população, principalmente esse ano de 2023, em que o Conselho Nacional traz essa proposta do tema, a reconstrução do SUAS. Foi uma temática pertinente, bem necessária diante das dificuldades que nós vivenciamos nos últimos anos dentro do Sistema Único de Assistência Social.”, disse ele. 

O presidente do Conselho destacou dois eixos, o financiamento e o controle social. “Nós temos duas instâncias, que é do controle social. Uma delas é o conselho, e a outra instância, é a realização das conferências para melhoria e fortalecimento das políticas públicas. O outro eixo que eu destaco é financiamento, destacando o financiamento a nível de União, esse financiamento tão necessário diante desse período que passamos que caracterizou como desmonte da política. E isso, nós precisamos de fato, de financiamento para a política, para o quadro, para o fortalecimento do quadro de profissionais, para a estruturação das unidades de funcionamento dos serviços.”, pontuou.  

Mais imagens:

 
 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.575/0001-28

  • RUA JOSÉ ANTÔNIO LOPES, 127 - Bairro: CENTRO - CEP: 64590000 - CARIDADE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3464-0125
  • E-mail: prefeito@caridade.pi.gov.br