SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO | OUVIDORIA
Acessibilidade:

Transparência

CAMPANHA SETEMBRO AMARELO PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO EM CARIDADE DO PIAUÍ.

Saúde - 17 de Outubro de 2017 - 12:31:42


...

A Prefeitura Municipal de Caridade do Piauí, por meio  da Secretaria de Saúde  em parceria com a Secretaria  de Assistência Social  promoveram diversas ações de Prevenção ao Suicídio e à Valorização da Vida em alusão a  Campanha Setembro Amarelo.

As atividades aconteceram de 25 a 28 de setembro, com  o  objetivo de alertar a população a respeito dessa realidade do suicídio  e suas formas de prevenção e a importância  de dialogar e discutir a cerca desse vetor social que atinge em grande número a sociedade brasileira, inclusive com grandes taxas em nível de Piauí, pois ‘Falar é a Melhor Solução’.

A psicóloga do NASF,  Gilka  Mary Alves de Sousa e a psicóloga do CRAS,  Beatriz  da Silva Santos, ministraram  palestras e rodas de conversa com  os alunos das escolas de Ensino Fundamental II, Ensino Médio da zona urbana e rural, e também  para o grupo da terceira idade, que por questões epidemiológicas são os mais atingidos por esse agravante.

Os profissionais de Educação também trabalharam nas escolas  durante o mês, o tema, “Eu quero pra mim… Debatendo sobre a Vida, o Sofrimento e a Prevenção ao Suicídio”.

Durantes as palestras  foram trabalhados  questões como  tabus, preconceitos e estereótipos que atravessam a temática do suicídio  e dificultam  o pedido de ajuda e potencializam o sofrimento de quem apresenta a ideação ou comportamento suicida.

Foi trabalhado ainda estratégias de  promoção a vida e prevenção ao suicídio, buscando sensibilizar o púbico alvo sobre riscos e sinais de alerta, ressaltando a importância de falar a qualquer sinal,   para que seja possível adquirir cada vez mais novos atos de cuidados e acolhimento para com a pessoa em sofrimento e situação de risco, apostando numa ponte para atenção profissional.

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUI