Notícias

SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES ALUSIVAS AO AGOSTO DOURADO EM CARIDADE DO PIAUÍ

Data de Publicação: 01/09/2021

Amamentar é um ato de amor que requer coragem e força. Os benefícios que tal ato traz, tanto para a criança quanto para a mãe, são os maiores motivos cultivadores desta ação. No Brasil, no mês de agosto foi instituído o “Agosto Dourado”, dedicado a ações que intensificam a importância do aleitamento materno. A cor dourada foi escolhida para referenciar o “padrão ouro” do leite materno.

Em Caridade do Piauí, a gestão do prefeito Toninho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza anualmente programação voltadas para conscientizar as futuras mamães do município sobre a amamentação. Neste ano ao longo do mês de agosto, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, a gestão promoveu uma série de ações dedicadas ao esclarecimento para motivar e estimular o aleitamento materno no município.

O aleitamento materno é um processo que envolve fatores ligados a fatores ambientais, fisiológicos e emocionais importantes principalmente nos primeiros dias de vida do bebê, pois, além de alimentar ele protege contra várias doenças como diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias, suprindo as necessidades de nutrientes e sais minerais que o corpo precisa nos primeiros meses de vida.

A enfermeira Érica Tamires destacou a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento e crescimento saudável da criança, além de trazer benefícios maternos e infantis, que estão entre eles: fortalecer o vínculo entre mãe e o bebê, diminuir os riscos de a mulher desenvolver câncer de mama, de ovário e hemorragia pós parto, acelera a perda de peso, melhora a digestão e minimiza as cólicas, além de estimular e fortalecer a arca dentária.

“É importante acrescentar que a amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês de vida e que não é necessário complementar com água, sucos ou outros alimentos”, pontua a enfermeira do município de Caridade do Piauí – Érica Tamires.

A secretária de saúde Cláudia Carvalho destacou que o prefeito Toninho sempre vem buscando melhorias para a população do município e agradeceu a presença de todos no decorrer das ações realizadas. “É um momento importante, pois, vamos falar sobre o Agosto Dourado que é um mês de incentivo a amamentação. O leite materno vale ouro!! Mais que um ato de amor, amamentar salva vidas”, finaliza Cláudia Carvalho.



 



 



PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIDADE DO PIAUÍ

CNPJ: 01.612.575/0001-28

  • RUA JOSÉ ANTÔNIO LOPES, 127 - Bairro: CENTRO - CEP: 64590000 - CARIDADE DO PIAUÍ/PI
  • Telefone: (89) 3464-0125
  • E-mail: prefeito@caridade.pi.gov.br